Psicóloga CLARICE EBERT

Psicóloga CLARICE EBERT

[Psicóloga] [Terapeuta Familiar e de Casal] [Professora] [Palestrante]

Profissionalmente atuo como Psicóloga Clínica e Terapeuta Familiar no atendimento individual, familiar e de casal, na consultoria e orientação de pais e mães em questões relacionadas à família e educação de filhos e no acompanhamento psicológico de lideranças eclesiásticas.

 

Sou graduada em psicologia pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), especialista em Terapia Familiar Sistêmica pela FLT (Faculdade Luterana de Teologia) em parceria com EIRENE do Brasil (Associação Brasileira de Assessoramento e Pastoral da Família) e mestre em Teologia pela FABAPAR (Facukdades Batista do Paraná). Sou membro da ABRATEF (Associação Brasileira de Terapia Familiar) e da APRTF (Associação Paranaense de Terapia Familiar).

 

Mantenho meu consultório no Instituto Phileo de Psicologia, em Curitiba/PR, onde sou uma das sócias juntamente com outros profissionais da psicologia.

 

O principal enfoque do meu trabalho é o desenvolvimento, fortalecimento e defesa da saúde integral do ser humano e da família, numa base sistêmica. Entendo o ser humano como um ser em relação, que vive em uma rede de relações, na qual se constitui como indivíduo humano. As relações presentes nessa rede contribuem para a construção de sua identidade, na medida em que interage com as pessoas e o mundo no qual está inserido.

 

Na área da docência sou credenciada por EIRENE do Brasil para os cursos: pós-graduação em Terapia Familiar Sistêmica (para psicólogos, psiquiatras e médicos de família); pós-graduação em Aconselhamento Pastoral Familiar (para pastores e líderes); curso para casais - “Programa de Enriquecimento Matrimonial” (PEM); curso para pais - “Projeto Filhos Felizes” (PFF - autora e coordenadora); curso para pastores - "A Vivência Psicológica do Trabalho Pastoral: das tarefas às relações interpessoais (autora e coordenadora)

 

Tenho tido o privilégio de ser convidada como palestrante em escolas, faculdades, igrejas, empresas, retiros, encontros de casais, famílias, conferências e congressos. As palestras abordam temas de psicologia em geral, desenvolvimento humano, conflitos, crises, vida familiar, casamento, educação de filhos, sexualidade, relacionamentos, saúde mental, espiritualidade, lideranças/equipes e suas vivências no trabalho.

Sou casada, desde 1981, com Claudio Ernani Ebert (pastor, assessor familiar, professor, coordenador e palestrante do Ministério Vida Melhor), sou mãe de três filhos adultos e avó de quatro netos.

Tenho buscado caminhar em sintonia com valores como a justiça, a igualdade, a fé, a esperança, o amor, a empatia, a partilha, a comunhão e a graça, que impregnam minha vida de sentido. Esses valores nutrem minha espiritualidade, que transcende uma religiosidade ritualística, em que percebo que há outra realidade além da que posso ver, ouvir ou mesmo compreender a partir da realidade aparente e imediata. Nessa percepção amadureço em minha interioridade, que favorece a adoção da minha humanidade, num reconhecimento de que sou limitada e finita, podendo assumir minhas responsabilidades numa medida mais equilibrada, permitindo-me saborear a vida com simplicidade, valorizar minha família e realizar minha missão no mundo. Assim posso reservar um tempo para meditar no que realmente importa, o que beneficia o meu equilíbrio e integridade como pessoa.

 

Considero a natureza um espaço sagrado em que posso meditar sobre os feitos do Criador que sintonizam a existência com a eternidade e o humano com o divino.

 

Minha crença permeia minha visão de mundo, minha forma de me relacionar com as pessoas e também minha percepção clínica, na medida em que creio não haver determinismos, mas sim, continuamente possibilidades de mudanças, ressignificações e transformações.

 

A leitura é minha grande paixão. Se não me vigiar posso me abandonar nela por horas. Foi assim desde minha infância.

 

Amo estar em família, que é meu núcleo principal de pertencimento. Também me sinto privilegiada pelos amigos que fazem parte da minha vida e que renovam a minha fé de que o amor prático existe e que a comunhão sincera é possível.

 

Clarice Ebert

 

© Por CLARICE EBERT. Psicologia (CRP 08/14038).

  • Facebook
  • Instagram
  • linktree_145348
  • unnamed
  • E-psi
  • LinkedIn ícone social