top of page

DIFERENÇA ENTRE COBIÇA E INVEJA


COBIÇA é a necessidade de ter o que o outro tem. A pessoa se empenha em ter o que o outro tem para se igualar ao outro. Mobiliza seus esforços por um entendimento equivocado de que se é pelo que se tem. Quem cobiça acaba trazendo um prejuízo significativo para si próprio, pois vivencia altos níveis de estresse gastando muita energia em ter cada vez mais, seja bens materiais, fama ou prestígio. Apesar de competir com o outro, geralmente não é o tipo que ameaça tirar o que o outro tem. O que importa é ter também.


Já a INVEJA é diferente. O invejoso não só cobiça as coisas que o outro tem, mas esmera-se especialmente em minar a felicidade que o outro tem. A pessoa se empenha em eliminar a alegria do outro destruindo o que produz sua felicidade. O invejoso segue, sem medir esforços, tirando o que deixa o outro feliz, não importando se é um objeto, um relacionamento ou mesmo seu prestígio e reputação. Enquanto não puxar o tapete do outro não sossega, pois não aguenta a felicidade e o prestígio do outro. A fofoca geralmente é seu recurso favorito para minar seu "amigo" feliz. Destruir a reputação do outro geralmente é um dos seus objetivos, mesmo que não admita isso. Conviver com pessoas assim pode ser extremamente perigoso para a integridade psicológica e até mesmo para a saúde física. Porque, lamentavelmente, "mal afamar" uma pessoa é uma das formas mais eficazes de roubar a alegria de uma pessoa, podendo corroer sua esperança e energia para seguir adiante. Dessa forma, se apresenta como uma das formas mais perversas de expressão da inveja, podendo ser considerada até mesmo uma espécie de assédio moral.

Que Deus nos proteja de "amigos" assim. Como diz o antigo ditado "quem tem amigos assim não precisa de inimigos". Provavelmente é por isso que apenas os verdadeiros amigos aguentam a nossa felicidade.


Mas, antes de apontarmos para esse ou aquele, olhemos para dentro de nós, busquemos minimizar os ímpetos para a cobiça e inveja e aprimoremos o nosso potencial de festejar a felicidade e o bem feito de quem dizemos ser nosso amigo. “Alegrem-se com os que se alegram” (Romanos 12.15a) é o singelo conselho das Escrituras. A prática dele revela os verdadeiros amigos que permanecem ao lado durante e após os dramas da vida e sabem se alegrar com a felicidade alheia.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page