Blog SEMENTES

Blog SEMENTES

Psicóloga Clarice Ebert: "As descobertas são como preciosas sementes que brotando se agigantam em árvores frondosas e frutíferas".

"Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça. Digo o que penso, com esperança. Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor. Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende". (Cora Coralina)

Siga

DEIXANDO A PREGUIÇA DE LADO!

“Não é a erva daninha que mata a planta, mas a preguiça do agricultor" (Provérbio Chinês) Esse provérbio poderia ter aplicações para diversas situações... por ora, tomo-o para aplicar na vida pessoal. Encontro em minha vida (planta) as "ervas daninhas" dos registros das histórias que vivi e convivi com minha família, meus amigos, colegas de trabalho/ministério e mesmo com pessoas em encontros esporádicos (conhecidas e/ou desconhecidas). Também percebo "ervas daninhas" querendo se instalar pelas influências do que leio, assisto, vejo e ouço. Nem tudo que vivi/vivo, seja com quem for, nem tudo que ouvi/ouço e vi/vejo se caracteriza "erva daninha", antes muito disso trouxe/traz vida e nutrição.

FAMÍLIA E VALORES

A família tem a principal tarefa psicossocial de apoiar seus membros. Nela se inicia a constituição da identidade, por isso se apresenta como o primeiro laboratório social, que como um berço embalando para a vida, promove a noção de individualidade e o processo de socialização. A família, ao cumprir com sua tarefa psicossocial*, contribuirá para que seus membros em formação adquiram um código de valores para a vivência em sociedade. Os pais são os principais referenciais na aquisição desse código e ensinam para muito além das palavras, sendo uma didática viva do exemplo, especialmente por meio de suas posturas. Os valores sedimentados na vivência familiar, seja de forma consciente ou não, se

FOGO PRECISA DE AR!

Uma metáfora para o casamento. Os especialistas* afirmam que para resultar em fogo é imperativo que ocorra uma combustão, que por sua vez necessita do combustível, do calor e do comburente (do ar) para acontecer. O combustível é algo que se queima e é o que alimenta o fogo, sendo um campo de propagação (um pedaço de madeira, uma vela, um papel gasolina etc.). Na presença do combustível o fogo caminhará por ele, podendo aumentar ou diminuir a faixa de atuação. O calor é o que alimenta o fogo e faz com que o fogo se propague pelo combustível. Pode ser obtido com o atrito (riscar um fósforo, por exemplo). O combustível (os materiais) precisam de aquecimento para produzirem gases, que combinados

  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
Posts Recentes
Arquivo
Categorias

A ideia desse blog é partilhar reflexões que ajudem na caminhada da vida, como se fossem pequeninas sementes. Longe de pretenderem ser as únicas ou melhores, pois reconheço a importância de continuar visitando e revisitando o armazém de outros semeadores para me abastecer com sementes de boa qualidade. Sou grata aos generosos semeadores que encontrei e que ainda tenho o privilégio de acessar e conviver. Infelizmente, algumas vezes também me deparei com semeadores de erva daninha e nem sempre detectei isso logo de imediato, precisando, a duras penas me embrenhar na faxina do campo mal semeado.

 

Espero que as reflexões desse blog, ao contrário de ervas daninhas, possam contribuir para nosso celeiro de boas sementes, que semeadas em boa terra brotem e se agigantem em árvores frondosas e frutíferas.

 

Boa parte do que aqui escrevo tem a ver com minha própria vivência e percepção da vida, mas também trago reflexões a partir de outras histórias com as quais tive e tenho o privilégio de entrar contato. Claro, sempre em acordo com o sigilo ético requerido na partilha de qualquer dado seja de quem for. Também partilho aqui um dado científico ou outro que possa nos ajudar de alguma forma, bem como algumas valiosas sementes de outros brilhantes autores. Em alguns textos apresento uma interlocução entre a teologia e a psicologia, cujas vertentes me são familiares.

 

Estou ciente de que boa parte das sementes aqui postadas ficará perdida por aqui mesmo, mas muito me contentarei se uma ou outra germinar na vida de alguém como também continuam germinando na minha.

 

Seja bem-vindo (a) e fique à vontade para entrar em contato e partilhar alguma semente comigo também.

 

Clarice Ebert

© Por CLARICE EBERT. Psicologia (CRP 08/14038).

  • Facebook
  • Instagram
  • linktree_145348
  • unnamed
  • E-psi
  • LinkedIn ícone social