Blog SEMENTES

Blog SEMENTES

Psicóloga Clarice Ebert: "As descobertas são como preciosas sementes que brotando se agigantam em árvores frondosas e frutíferas".

"Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça. Digo o que penso, com esperança. Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor. Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende". (Cora Coralina)

Siga

PRESCRIÇÃO DA NATUREZA!

Pediatras estão prescrevendo a natureza para a saúde das nossas crianças... A natureza nos ensina sobre a Biologia da ressurreição, que remete à duplicidade contínua do morrer e do ressuscitar. Por exemplo, os sinais de morte vão dando espaço para a vida após a crise do desfolhar e desnudar dos galhos. A vida irrompe nos brotos renovando a possibilidade de novas flores e frutos. Ou ainda a terra afofada que gentilmente acolhe a gestação das sementes que morrem insistindo viver. Os efeitos desestressores do contato com a natureza estão na instruções do Mestre: não se preocupem... observem os lírios, nem mesmo Salomão se vestiu como um deles; observem os corvos... não têm armazém e nem celeiro

FINGINDO SER!

Divar nas redes sociais quer dar a impressão de realidade, verdade e sucesso pleno. Será mesmo que estamos sempre na melhor festa, nas melhores férias, na melhor viagem, no melhor lazer, na melhor mesa, na melhor companhia, no melhor emprego, no melhor programa fitness, na melhor igreja, na melhor família, no melhor casamento? Será mesmo que temos maior valor representando riqueza com bolsas, roupas, calçados, joias e carros? Será mesmo que o sorriso, empatia, solitude e simpatia estampados revela o que está na mente e na alma? Será mesmo que a fé e santidade professada faz diferença na expressão de vida diária? Será mesmo que descartando relacionamentos estamos resolvidos internamente? Será

MULHER INTEIRA!

Uma mulher que busca ser inteira compreende que a vida é um presente e que o seu dia-a-dia está repleto de micro sinais e oportunidades que a conectam de forma integrada ao seu corpo, suas emoções, seus relacionamentos e sua interioridade. Uma boa dose de graça, compaixão, bondade é vivenciada na relação consigo, com os outros, com o ambiente e com o transcendente. O sentido da vida se aconchega e faz morada em seu interior dando a sensação de que a vida vale à pena. Dessa forma vive plena, mesmo que não seja a mulher mais bela, nem a mais rica, moderna ou famosa da cidade. Uma mulher inteira sabe que cuidar-se é essencial para viver bem, pelo menos melhor, mais tranquila, mais leve e feliz,

Indo pra casa!

Após as orientações para levantar-se e pegar a sua maca, o recém curado da paralisia do corpo e da alma, ouviu do Mestre: “... vá para casa”. Mas... porque “ir para casa”? Agora poderia caminhar e ir a qualquer lugar... talvez às compras, festas, restaurantes, passeios, viagens ou outros lugares interessantes e exuberantes... Porque “ir para casa”? Provavelmente o Mestre sabia que esse peregrino entrevado estava há muito tempo perambulando longe de casa e "ir para casa" integraria seu processo de restauração. Para ser inteiro ele precisava "voltar para casa", um lugar de integridade, do resgate da dignidade do pertencer, do retorno aos seus e a si próprio. E assim, indo para casa, o milagre

  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
Posts Recentes
Arquivo
Categorias

A ideia desse blog é partilhar reflexões que ajudem na caminhada da vida, como se fossem pequeninas sementes. Longe de pretenderem ser as únicas ou melhores, pois reconheço a importância de continuar visitando e revisitando o armazém de outros semeadores para me abastecer com sementes de boa qualidade. Sou grata aos generosos semeadores que encontrei e que ainda tenho o privilégio de acessar e conviver. Infelizmente, algumas vezes também me deparei com semeadores de erva daninha e nem sempre detectei isso logo de imediato, precisando, a duras penas me embrenhar na faxina do campo mal semeado.

 

Espero que as reflexões desse blog, ao contrário de ervas daninhas, possam contribuir para nosso celeiro de boas sementes, que semeadas em boa terra brotem e se agigantem em árvores frondosas e frutíferas.

 

Boa parte do que aqui escrevo tem a ver com minha própria vivência e percepção da vida, mas também trago reflexões a partir de outras histórias com as quais tive e tenho o privilégio de entrar contato. Claro, sempre em acordo com o sigilo ético requerido na partilha de qualquer dado seja de quem for. Também partilho aqui um dado científico ou outro que possa nos ajudar de alguma forma, bem como algumas valiosas sementes de outros brilhantes autores. Em alguns textos apresento uma interlocução entre a teologia e a psicologia, cujas vertentes me são familiares.

 

Estou ciente de que boa parte das sementes aqui postadas ficará perdida por aqui mesmo, mas muito me contentarei se uma ou outra germinar na vida de alguém como também continuam germinando na minha.

 

Seja bem-vindo (a) e fique à vontade para entrar em contato e partilhar alguma semente comigo também.

 

Clarice Ebert

© Por CLARICE EBERT. Psicologia (CRP 08/14038).

  • Facebook
  • Instagram
  • linktree_145348
  • unnamed
  • E-psi
  • LinkedIn ícone social