Blog SEMENTES

Blog SEMENTES

Psicóloga Clarice Ebert: "As descobertas são como preciosas sementes que brotando se agigantam em árvores frondosas e frutíferas".

"Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça. Digo o que penso, com esperança. Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor. Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende". (Cora Coralina)

Siga

O que nutre a cultura do estupro?

Uma cultura do estupro não pode se manter numa sociedade evoluída em que o ser humano pensa, respeita e sente empatia pelo outro. A não ser que ao invés de evoluir tenhamos involuído. Involuímos para ser apenas “bicho” que segue o instinto sexual do cérebro reptiliano sem a capacidade de usar as partes mais nobres do cérebro como a razão e a emoção. A razão nos dá a capacidade de pensar, refletir, avaliar e elaborar nossos comportamentos éticos e morais. As emoções por sua vez, coordenadas pelo nosso extraordinário sistema límbico, nos dão a capacidade de sentir e empatizar com o outro. Tanto a capacidade para pensar como para sentir devem estar em sintonia com os instintos do cérebro mais

Dia da ADOÇÃO!

Dia 25 de Maio é o dia da Adoção. Dia de lembrar que o amor supera a genética e que os vínculos parentais superam os laços consanguíneos.

Um elixir que não se compra e nem se vende!

Mais um dia em que as forças retornam à um corpo mexido por dentro e por fora e as feridas saram gotejadas por um elixir que não se compra e nem se vende. Nobre lida em que a sensibilidade do guerreiro se encontra com a compaixão do seu CURADOR. Desse encontro fluem rios de água viva que, de tão abundantes, vertem-se em lágrimas de pura gratidão.

Feliz Dia das Mães!

Nesse dia de celebração da maternidade, parabéns a todas essas maravilhosas mulheres chamadas de MÃE! Que sejamos abençoadas nessa nobre missão!

TER um filho ou SER mãe?

Muito diferente do que ter um filho é ser mãe. O projeto de TER um filho, desvinculado de SER mãe, se pauta nos valores atuais da sociedade da supervalorização do trabalho, das aparências e do consumo, sustentada pelos adultos que não querem crescer e só pensam no seu direito de serem felizes. E a aparência da felicidade para as mulheres não raramente envolve a imagem de um ser competente, com carreira de sucesso, polivalente e independente de tudo e de todos. Envolvimentos afetivos aparecem para completar esta imagem, mas sem necessariamente indicar a constituição de vínculos profundos e permanentes. Os esforços destinados aos filhos são concentrados em oferecer recompensas materiais e a

  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
Posts Recentes
Arquivo
Categorias

A ideia desse blog é partilhar reflexões que ajudem na caminhada da vida, como se fossem pequeninas sementes. Longe de pretenderem ser as únicas ou melhores, pois reconheço a importância de continuar visitando e revisitando o armazém de outros semeadores para me abastecer com sementes de boa qualidade. Sou grata aos generosos semeadores que encontrei e que ainda tenho o privilégio de acessar e conviver. Infelizmente, algumas vezes também me deparei com semeadores de erva daninha e nem sempre detectei isso logo de imediato, precisando, a duras penas me embrenhar na faxina do campo mal semeado.

 

Espero que as reflexões desse blog, ao contrário de ervas daninhas, possam contribuir para nosso celeiro de boas sementes, que semeadas em boa terra brotem e se agigantem em árvores frondosas e frutíferas.

 

Boa parte do que aqui escrevo tem a ver com minha própria vivência e percepção da vida, mas também trago reflexões a partir de outras histórias com as quais tive e tenho o privilégio de entrar contato. Claro, sempre em acordo com o sigilo ético requerido na partilha de qualquer dado seja de quem for. Também partilho aqui um dado científico ou outro que possa nos ajudar de alguma forma, bem como algumas valiosas sementes de outros brilhantes autores. Em alguns textos apresento uma interlocução entre a teologia e a psicologia, cujas vertentes me são familiares.

 

Estou ciente de que boa parte das sementes aqui postadas ficará perdida por aqui mesmo, mas muito me contentarei se uma ou outra germinar na vida de alguém como também continuam germinando na minha.

 

Seja bem-vindo (a) e fique à vontade para entrar em contato e partilhar alguma semente comigo também.

 

Clarice Ebert

© Por CLARICE EBERT. Psicologia (CRP 08/14038).

  • Facebook
  • Instagram
  • linktree_145348
  • unnamed
  • E-psi
  • LinkedIn ícone social