top of page

FAMÍLIA E VALORES


A família tem a principal tarefa psicossocial de apoiar seus membros. Nela se inicia a constituição da identidade, por isso se apresenta como o primeiro laboratório social, que como um berço embalando para a vida, promove a noção de individualidade e o processo de socialização.


A família, ao cumprir com sua tarefa psicossocial*, contribuirá para que seus membros em formação adquiram um código de valores para a vivência em sociedade. Os pais são os principais referenciais na aquisição desse código e ensinam para muito além das palavras, sendo uma didática viva do exemplo, especialmente por meio de suas posturas.


Os valores sedimentados na vivência familiar, seja de forma consciente ou não, servirão de guia para as escolhas que o ser humano faz, para as suas ações e a determinação do próprio curso de sua vida. De acordo com essa perspectiva, os valores frágeis de uma sociedade têm uma importante correlação com a transmissão dos valores a partir do sistema familiar.


Dentre os valores a serem transmitidos a partir da família poderiam ser listados:

  • Valores relacionais (partilha; generosidade; solidariedade; compaixão; perdão; amor; diálogo; solicitude; acolhimento; aceitação; cuidado; pertencimento; empatia; encontro; comunidade; socialização; diferenciação; fronteiras familiares/relacionais).

  • Valores éticos e morais (justiça; respeito; honra; nobreza; assertividade; honestidade; caráter; responsabilidade; liberdade; trabalho; direitos; deveres; limites).

  • Valores imateriais (espiritualidade; transcendência; a importância do “ser”; sentido da vida; solitude; contemplação; meditação; saúde; comunhão; auto conhecimento; autoestima; sabedoria; inteligências; conhecimentos; estudos; educação).


REFERÊNCIA

*Minuchin, S. (1982). Famílias: funcionamento e tratamento. Porto Alegre: Artes Médicas.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page